2 de outubro de 2013

Post livre #003 - Massacre na NOVACAP (1999)

           Na tarde do dia 02 de dezembro de 1999, o governador Roriz ordenou um massacre.
           O companheiro José Ferreira da Silva, jardineiro, um servidor de 34 anos e com menos de um ano de emprego na empresa estatal, foi assassinado com tiros de escopeta calibre doze. Dezenas foram feridos. Dois trabalhadores ficaram cegos de uma das vistas. E era apenas uma assembléia dos servidores do governo do Distrito Federal em campanha salarial.
           Mas o governo do DF agiu como no tempo da ditadura. A alta cúpula, desde o secretário de obras até o secretário de segurança estavam presentes para comandar o "castigo exemplar". O aparato militar enviado comprova o plano para uma operação de guerra. Tropas de choque, cães e carro blindado anti distúrbios contra 600 servidores desarmados em manifestação pacífica.
           O massacre começou com a tropa de choque , por volta dás 13:30 horas, chegando de forma repentina atirando e batendo. Homens, mulheres e até a creche da empresa foi alvo da sanha dos agressores. Fumaça de gás, tiros, cães e cassetes compuseram a praça da guerra. Todos os trabalhadores eram perseguidos e barbaramente espancados. Os que esboçam a mínima resisténcia sofriam o fuzilamento por tiros de borracha a queima roupa. Dois trabalhadores tiveram suas vistas atingidas por balas de borracha. E, não satisfeitos dispararam mais tiros contra os trabalhadores feridos e caídos. Vários servidores foram atingidos por balas de chumbo. O servidor José Ferreira da Silva foi assassinado com trés tiros , sendo um no peito. A sandice era tal que aos feridos não foi permitido o socorro por seus companheiros.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir:

0 comentários:

Postar um comentário

O seu comentário faz toda a diferença para nós.
Muito obrigado!