22 de novembro de 2013

Atividade: "CLASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO - II"

Após a Leitura do texto e rever os comentários da atividade anterior, o grupo Arquivo Vivo chegou à conclusão sobre a importância do texto, Ao autor trás a necessidade de rever o conceito sobre a classificação de documentos e princípios arquivisticos que envolve este processo por exemplo os princípios da Proveniência e da ordem original que não estão sendo eficazes ou tem sido suficiente na administração publica de Portugal, devido a essas constantes mudanças estruturais onde o que surge mais efeito é á ordem hierárquica, pois a classificação é uma atividade intelectual que identifica a estrutura hierárquica do documento. E o autor propõe uma nova abordagem arquivística a ser dada sobre o modelo matricial que cruza funções com os processos de negocio.

Quanto às questões da atividade proposta anterior verificamos algumas perguntas interessantes sobre os três níveis da estrutura hierárquica do plano de classificação, que são primeiro e o segundo níveis às funções e subfunções, respectivamente, transpostas da Macroestrutura Funcional, e o 3.º nível aos processos de negócio da Administração Local.

E outra questão importante princípios adotados para identificação de processos de negocio

• Interoperabilidade (existência de comunicação entre sistemas);

• Transversalidade (existência de relações de reciprocidade);

• Granularidade (extensão de subdivisão de um sistema em partes menores);

• Completude (apresentação de modo completo);

• Exogeneidade (existência de cadeias de valor suprainstitucionais ou exosistémicas23); e

• Respeito pela Função (dependência hierárquica do processo de negócio às classes de 1.º e 2.º

(Níveis);

O texto nos faz refletir o quanto é necessário algumas mudanças sempre repensar e verificar se os princípios estão atendendo as necessidades arquivisticas ou precisa ser revisto e faz o arquivista uma peça fundamental que trabalha intelectualmente o tempo todo e não somente executando. E se estes princípios aplicados aqui no Brasil tem sido suficiente? Traria-nos resultados melhores ou somente para administração de Portugal?

0 comentários:

Postar um comentário

O seu comentário faz toda a diferença para nós.
Muito obrigado!